Problema seu! Será? - Trabalho em Equipe

Por Jucilene Araujo/Eliza Braile 27/07/2016 - 22:23 hs
Problema seu! Será?  - Trabalho em Equipe
“O segredo de um grande sucesso está no trabalho de uma grande equipe.”

Numa equipe, seja qual forem a sua natureza, quando um ganha, todos ganham, e quando um perde, todos perdem. Algo simples e fácil de entender, mas muito difícil de aplicar no dia a dia, É por isso que Inteligência Emocional e Resiliência são competências que toda organização deveria priorizar em seus programas de desenvolvimento, porque proporcionam às pessoas maior controle emocional, suas decisões são, teoricamente, mais assertivas. Além disso, pessoas resilientes desenvolvem a capacidade de resignificar suas memórias emocionais e, consequentemente, enxergar as adversidades, problemas e urgências do cotidiano como desafios a serem ultrapassados, tornando-as mais protagonistas e menos vítimas das situações. E a boa notícia é que tanto Inteligência Emocional quanto Resiliência podem ser aprendidas.
Aqui vão algumas dicas pra você melhorar sua Inteligência Emocional e Resiliência:

.  Gratidão: Seja grato por estar onde está, por fazer o que faz e, principalmente, por estar vivo. Esteja certo de que muitas pessoas dariam tudo pra estar em seu lugar, mas infelizmente não podem; porque já não estão vivas, ou porque essa oportunidade foi dada a você, e não a elas. O estado de gratidão mudará o seu jeito de olhar o mundo.

. Conheça-se: Busque observar um pouco mais seus sentimentos e emoções, e como eles influenciam em suas ações. Descubra o que te leva a ter atitudes positivas ou negativas e o que você precisa fazer para evitá-las ou potencializá-las. Quando for tentado a “sair do sério”, respire, conte até dez, e pergunte-se: Essa atitude me leva mais perto ou me afasta dos meus objetivos? E então decida o que fazer. Lembre-se, você é o dono das suas emoções; não terceirize essa responsabilidade.

.  Seja Positivo: Atitudes positivas não resolvem tudo, mas ajudam muito. O simples fato de encarar um problema como um desafio e uma possibilidade de crescimento, muda tudo. Por isso, quando deparar-se com algum problema que possa “tirá-lo do sério”, pergunte-se: O que eu posso aprender com isso? Ficar reclamando vai ajudar em algo? O que eu posso fazer para melhorar ou resolver esse negócio? Enfim, saia da posição de vítima e assuma o protagonismo da situação. Isso o ajudará a aumentar o seu nível de resiliência.

Quando as pessoas que formam uma equipe estiverem emocionalmente preparadas e sentirem-se seguras a ponto de não precisar “lutar por sua sobrevivência”, estarão também dispostas a ser mais colaborativas e cuidar uns dos outros, e passarão a compreender que o problema de um é também o problema de todos.

 

Um abraço,

 

Eliza Braile

 

AB HARMONY Treinamentos 

Diretoria de conteúdo - comercial

Contato: (11) 94985-1778 e (11) 97444-2048

Horário comercial 9h às 18h