magazine luiza 1 728 x 90
LIFT DETOX
CICATRIBEM

Nuvem de gafanhotos destrói lavoura de milho na Argentina e pode chegar ao Brasil

Segundo órgão do governo do país vizinho, regiões da fronteira oeste do Rio Grande do Sul estão no alerta; em um quilômetro quadrado, até 40 milhões de gafanhotos podem comer o que 2 mil vacas consomem em um dia

Por Mauricio Santos em 23/06/2020 às 15:47:10

O aparecimento de uma nuvem de gafanhotos na Argentina assustou produtores rurais, assim como entidades do governo do país. Nesta segunda-feira, 22, o Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar (Senasa) da Argentina publicou um mapa com alerta da praga em que é possível ver uma faixa vermelha que representa "perigo". Regiões da fronteira oeste do Rio Grande do Sul estão no alerta dos argentinos.


Mapa de alerta de gafanhotos – Fonte: Senasa Argentina


Ainda nesta segunda, o governo de Córdoba, outra província argentina, também alertou para a passagem dos gafanhotos na região.

"O Ministério da Agricultura de Córdoba e o Senasa monitoram a situação. Em Córdoba, ambas as propriedades possuem protocolos de trabalho para serem ativados em caso de entrada da praga", disse no Twitter.

Ante el ingreso de al norte de la provincia de , @MinAgriCba y @SenasaAR monitorean la situación. En , ambos estamentos tienen protocolos de trabajo para activar en caso del ingreso de la plaga. Más info https://bit.ly/LangostasStaFe

Ver imagem no Twitter
29 pessoas estão falando sobre isso

Segundo comunicado, a nuvem de gafanhotos entrou no país pelo Paraguai no fim de semana. "Deve-se lembrar que em aproximadamente um quilômetro quadrado, até 40 milhões de insetos podem ser mobilizados, comendo pastagens equivalentes ao que 2.000 vacas podem consumir em um dia", disse.

As autoridades da província informaram ainda que os produtores devem relatar a presença da praga em áreas rurais e que ações de monitoramento estão sendo realizadas.

Ameaça à produção

Segundo o Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar, os insetos podem causar danos às culturas e aos pastos mas não às pessoas. "As nuvens de gafanhotos podem passar por comunas, vilas ou cidades, mas não causam danos diretos aos seres humanos. Podem causar danos às culturas e aos pastos, mas não constituem um risco para as pessoas", diz um comunicado.

Em outra postagem, o Senasa mostra o prejuízo causado pela nuvem de gafanhotos em lavouras de milho e mandioca. "Notamos a presença de uma nuvem de gafanhoto do Paraguai, em Colonia Santo Domingo, na cidade do General Manuel Belgrano, Formosa. Vamos avaliar a densidade da população da peste e os danos causados ao milho e mandioca".

???? Constatamos la presencia de una manga de proveniente de Paraguay en Colonia Santo Domingo, localidad de General Manuel Belgrano, . Estamos evaluando la densidad de la población de la plaga y los daños a los cultivos de maíz y mandioca.

Ver imagem no Twitter
27 pessoas estão falando sobre isso

???? Ante la constatación del ingreso a de mangas de provenientes de intensificamos las tareas de monitoreo en el departamento San Martín, en con el objetivo de lograr detecciones tempranas de la plaga.

Ver imagem no Twitter
Veja outros Tweets de Senasa Argentina

Nas redes sociais o engenheiro agrônomo e chefe do Programa Nacional de Gafanhotos do Senasa, Hector Emilio Medina, postou imagens impressionantes do seu trabalho. Em uma postagem, ele comenta que esta é a primeira vez que em muitos anos o Brasil e o Uruguai aparecem no mapa de alerta da praga.

Veja outras imagens!

????
En el marco de las acciones del Plan Regional, el @SenaveParaguay nos informa sobre una manga en cercanías de Lamadrid, Formosa.
Si la ves, avisa al

Vídeo incorporado
17 pessoas estão falando sobre isso

????
Como habíamos pronosticado, la manga de langostas ingresó a la provincia en el día de hoy y luego de desplazarse casi 140 km se asentó en cercanías de la localidad de Lanteri.

Vídeo incorporado
94 pessoas estão falando sobre isso

????
Equipos dieron apoyo a los productores del paraje El Algarrobal, del distrito de Lanteri, que realizaron acciones para disminuir la población de la manga de langostas.

Vídeo incorporado
67 pessoas estão falando sobre isso

Fonte: Veja Internacional ||Rural Argentina

Comunicar erro
LIFT DETOX 2 798 x90

Comentários

anuncie aqui