Paraná tem 37 mil na malha fina da Receita

Por Redação 18/12/2017 - 20:28 hs
Foto: Imagem ilustrativa

Quase 38 mil contribuintes paranaenses caíram na chamada Malha Fina da Receita Federal neste ano. Entre um milhão e novecentas mil declarações, 37.849 contribuintes vão precisar esclarecer inconsistências nas informações dadas para o imposto de renda 2017.

De acordo com a Receita, a principal inconsistência é a omissão de rendimentos na declaração. Foram 26.512 das declarações retidas com essa suspeita. Outras 15.144 declarações continham divergências de informações entre o que declarou o contribuinte e o que está foi informado na declaração do imposto sobre a renda retida na fonte, ou seja, o que foi informado pelo empregador.

Foram identificadas também inconsistências em informações sobre despesas médicas, previdência oficial e privada, pensão alimentícia, dependentes, entre outras. Para saber se está na Malha Fina, o contribuinte deve entrar no site da Receita Federal e acessar o extrato do imposto de renda, no e-CAC, sigla para Centro Virtual de Atendimento.

Para isso, é preciso usar o código de acesso gerado na própria página da Receita, ou certificado digital emitido por autoridade habilitada. Depois de acessar o extrato, o contribuinte deve verificar a seção “Pendências”.

Algumas delas podem ser resolvidas na hora, pelo próprio site, com uma declaração retificadora. Para regularizar a situação, o contribuinte pode optar por aguardar intimação ou agendar pela internet uma data e local para apresentar os documentos e antecipar a análise de declaração pela Receita Federal.