Litoral paranaense sofre com fornecimento de água

Por Redação 28/12/2017 - 23:10 hs
Foto: Arquivo Veja Paraná

Moradores e turistas começam a sofrer com a falta de água no litoral do Paraná. Em Guaratuba, principalmente no bairro Barra do Saí, os veranistas reclamam que o problema com o fornecimento começou antes do Natal. A professora universitária Doralice Lange de Souza tem duas casas na região e diz que desde o dia 22 de dezembro tem faltado água intermitentemente. Ela ainda fala que já abriu vários protocolos de reclamação na Sanepar, inclusive na ouvidoria, e até agora não obteve qualquer resposta.

O técnico em refrigeração, Chester Hupalo, também já reclamou da falta de água para a Sanepar e afirma que o bairro de Coroados, que é vizinho ao dele, não tem qualquer registro de desabastecimento.

O grande número de turistas que visita o litoral do Paraná faz o consumo de água duplicar e até triplicar em algumas regiões. O técnico diz que, este ano, na maioria dos feriados prolongados houve deficiência no abastecimento.

Para driblar o problema, a professora Doralice Lange de Souza diz que tem feito um estoque de água em baldes e bacias.

Ela diz que o problema se repete todos os anos e fala que falta planejamento por parte do governo do estado.

O problema pode se agravar ainda mais nos próximos dias, já que há previsão de que pelo menos 350 mil veículos desçam para o litoral até o dia 31 de dezembro. A Sanepar informou que uma equipe da companhia de abastecimento foi verificar o que pode estar ocorrendo na região. No entanto, a Sanepar adiantou que por enquanto não há qualquer problema com o sistema de fornecimento de água. De acordo com a companhia, por causa do aumento do consumo pode haver uma queda de pressão na tubulação, o que diminui o volume de água que chega às residências.